Accessibility Tools

Laboratório de Tecnologia Mineral

Professor Luís Marcelo Tavares é top 1 da área de Mineração e Metalurgia na América Latina segundo Ranking Elsevier-Stamford 2025

As recém-publicadas listagens contendo os 2% dos pesquisadores com maior impacto de sua produção científica em todas as áreas do conhecimento, colocaram o Prof. Luís Marcelo Tavares, fundador e coordenador do Laboratório de Tecnologia Mineral da COPPE/POLI – UFRJ, em uma posição muito especial! Em ambas as listas – tanto aquela que considera citações recebidas durante toda a carreira quanto aquela que considera apenas as citações recebidas em 2024 – ele ocupa o primeiro lugar em toda a América Latina na área de Mining & Metallurgy, que é uma das 174 áreas de atuação consideradas! Inclusive, ele é o primeiro em todas as Américas na área se considerado o ranking que contempla apenas as citações recebidas em 2024! O destaque não para por aí: quando considerados os pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, ele também é o primeiro lugar da COPPE em ambas as listas, enquanto na lista de citados em 2024 é o primeiro lugar de toda a UFRJ, maior universidade federal do Brasil.

Quando considerado todo o mundo na área de Mining & Metallurgy, ele passou a ocupar a posição de número 24 na classificação que leva em consideração toda a carreira e o quarto lugar naquela que considera apenas as citações recebidas em 2024, dentre mais de 35 mil pesquisadores com mais de cinco publicações indexadas considerados no estudo (base Scopus). No Brasil e em todas as áreas do conhecimento, ele agora ocupa a posição de número 224 na classificação que leva em conta toda a carreira, e 32 na que considera apenas as citações de 2024. Na principal classificação (toda a carreira) ele está entre os 80 mil pesquisadores de maior impacto de todo o mundo em todas as áreas, ocupando a posição 79.341.

As classificações Elsevier-Stamford se destacam por desconsiderar as autocitações, comparar autores por áreas do conhecimento, que têm padrões distintos de citações, além de também dar destaque se o citado é primeiro ou último autor na lista da publicação.

Este é um reconhecimento de todo o grupo, formado por alunos, colaboradores e colegas, com destaque àqueles que fazem ou já fizeram parte do Laboratório de Tecnologia Mineral da COPPE/UFRJ, além de parceiros acadêmicos e da indústria!

Confira a lista completa AQUI

Três pesquisadores do LTM no ranking Elsevier-Stamford 2025

Com imensa satisfação informamos que três pesquisadores do Laboratório de Tecnologia Mineral da COPPE/POLI/UFRJ se encontram listados no mais recente ranking de pesquisadores Elsevier-Stamford que considera exclusivamente as citações recebidas no ano de 2024. Eles são os professores Luís Marcelo Tavares, Rodrigo Magalhães de Carvalho e o pesquisador pós-doutor Gabriel Kamilo P. Barrios (atualmente pesquisador concursado do CETEM). Eles se encontram listados na área de Mineração e Metalurgia (Mining & Metallurgy), a qual contém apenas mais quatro outros pesquisadores que atuam no Brasil, de um total de 35.493 pesquisadores a nível mundial.

Esta é a lista dos 2% dos pesquisadores (dentre aqueles com pelo menos cinco artigos publicados) mais bem classificados com base no escore c, descontando as auto-citações, em cada uma das 174 áreas consideradas. O levantamento foi realizado a partir da base Scopus.

Este é um importante reconhecimento às pesquisas realizadas no LTM, demonstrando que os produtos científicos do laboratório têm atraído interesse a nível internacional, tendo em vista que esse ranking se baseia quase exclusivamente nas citações recebidas em artigos indexados.

Na foto, Gabriel e Rodrigo são, respectivamente, o primeiro e segundo da esquerda para direita. Prof. Luís Marcelo é o quarto da esquerda para a direita.

Gabriel Kamilo Pantoja Barrios toma posse como pesquisador no CETEM

Dia 18/07/2025 foi realizada a Cerimônia de Boas-Vindas aos Novos Servidores do CETEM. Neste evento aconteceu a recepção oficial dos novos tecnologistas, pesquisadores e analistas que passaram a integrar a equipe da instituição.

Dentre os funcionários empossados está o pesquisador Gabriel Kamilo Pantoja Barrios. Com uma trajetória que começou em 2008, quando iniciou seu mestrado no Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e no Laboratório de Tecnologia Mineral (LTM) da COPPE/UFRJ, seguido de doutorado e pós-doutorado, com apenas o interstício de 2018-2021 em que atuou no Serviço Geológico da Colômbia, Gabriel Pantoja Barrios encerra um ciclo de 17 anos atuando LTM.  Durante esse período ele publicou 21 artigos em periódicos científicos internacionais, co-orientou duas dissertações de mestrado e duas de doutorado, além de ter participado de vários projetos de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia. Como um reconhecimento recente à essa dedicação à pesquisa, ele passou integrar o ranking Stamford/Elsevier dos 2% dos pesquisadores de maior destaque no mundo com base nas citações recebidas em 2023. Esse destaque fica evidenciado pelo seu fator H-Scopus, igual a 14.

Mais do que uma despedida, desejamos sucesso ao Gabriel nessa nova e importante etapa da sua vida profissional! Por outro lado, alguns artigos de trabalhos anteriores em preparação, bem como orientação de mestrado também em andamento, garantem que iremos manter contato estreito. Nosso histórico, o fato de sermos vizinhos na Cidade Universitária, bem como a ótima relação com o CETEM em anos recentes mostram que há grandes oportunidades de mantermos essa boa relação no futuro.


Legendas das fotos:
Foto1: Gabriel junto a L. Marcelo, com a Diretora (Sílvia França) e o Vice-diretor (Paulo Braga)
Foto2: Gabriel Kamilo Pantoja Barrios na cerimônia de posse

 
Professor L. Marcelo Tavares faz apresentação em evento e visita técnica no Japão

De 1º a 5 de julho de 2025 aconteceu a 10th International Conference on Discrete Element Methods em Himeji (Japão). O Prof. Marcelo Tavares, único representante do Brasil no evento, apresentou a palestra “Development of a Breakage Model and Track Record of its Application in Industry”, na qual descreveu a trajetória do desenvolvimento do modelo que leva o seu nome, incluindo avanços recentes. Foi uma ótima oportunidade para interagir com usuários do modelo, bem como desenvolvedores das plataformas EDEM, Rocky e DEMSlab, que atualmente abrigam o modelo.

Na semana seguinte ao evento, realizou visita técnica à Hosokawa Micron Corporation e à Hosokawa Powder Technology Foundation, em Osaka. Há 12 anos o Prof. Marcelo Tavares tem colaborado com a fundação, seja como membro do comitê editorial do periódico J-Stage ou como membro do comitê julgador do prestigioso Prêmio KONA. Reuniu-se com o Presidente Yoshio Hosokawa, interagiu com a equipe responsável pela publicação da KONA, além de realizar visita ao laboratório de pesquisa e desenvolvimento.

 

 

 

 

Imagem 1: À direita do Presidente Hosokawa
Imagem 2: Apresentação no DEM10

Participe da Palestra "Advances in physics based simulations using GPUs: A particles perspective" Com o Prof. Nicolin Govender (University College London)

O Laboratório de Tecnologia Mineral (LTM/COPPE) convida a comunidade acadêmica para a palestra "Advances in Physics Based Simulations Using GPUs: A Particles Perspective", que será ministrada pelo Prof. Nicolin Govender (University College London).

Data: 12/06/2025
Horário: 11:00
Local: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFRJ - Sala F-220, Bloco F

A apresentação abordará os avanços no uso de GPUs (unidades de processamento gráfico) para simulações físicas aplicadas à engenharia de materiais, com foco especial no método de Elementos Discretos (DEM) aplicado a partículas com geometrias complexas, como poliedros. O Prof. Govender também discutirá o uso estratégico dessa tecnologia para enfrentar os desafios impostos por sistemas industriais em larga escala, especialmente em áreas como processamento de pós e extração mineral — onde a combinação de fluidos e sólidos sem soluções analíticas claras exige abordagens computacionais avançadas.

Atualmente atuando no Departamento de Computação Avançada em Pesquisa da University College London, o Prof. Nicolin Govender é um dos principais especialistas internacionais em mecânica computacional. É professor visitante no CERN (ATLAS), via University of Johannesburg, com pesquisas focadas em gêmeos digitais e física computacional. Além disso, lidera uma empresa de consultoria voltada à simulação de sistemas fluido-granulares.

Com mais de 100 publicações em temas como DEM, computação com GPU e física de altas energias, sua trajetória destaca-se pelo impacto direto de suas pesquisas na resolução de problemas industriais complexos.

Fonte: LTM/COPPE

Topo