O Laboratório de Tecnologia Mineral (LTM/COPPE/UFRJ) esteve presente no Comminution '25, realizado na Cidade do Cabo (África do Sul), apresentando três trabalhos que refletem as pesquisas desenvolvidas no laboratório.

Túlio Campos apresentou o trabalho “Role of Particle Stiffness on Secondary Breakage of Single Particles by Slow Compression”, destacando os últimos resultados do seu doutorado sob a orientação de Marcelo Tavares e Malcolm Powell. Ao final do evento, Túlio foi agraciado com o “Best Student Paper Award” pelo trabalho apresentado, prêmio concedido pelo Global Comminution Collaborative (GCC).

Vivian Moutinho apresentou o trabalho “Influence of Mineralogy and Texture on the Fragmentation Behavior of Iron Ores”, com uma abordagem inovadora ao correlacionar o comportamento de quebra de diferentes minérios de ferro com sua mineralogia e textura mineral. Seu trabalho de doutorado é orientado por Marcelo Tavares e Reiner Neuman.

Finalmente, Marcelo Tavares apresentou o trabalho “Advances in Vertical Stirred Media Mill Modelling Using the UFRJ Mechanistic Mill Model”, destacando os recentes avanços na modelagem mecanicista aplicados a moinhos atritores. Seu trabalho contou com a coautoria de Rodrigo Carvalho, Horacio Petit e Alessandro de Oliveira.

Após o congresso, os pesquisadores participaram do GCC Workshop, promovido pelo Global Comminution Collaborative, em Montagu, também na África do Sul. O encontro reuniu especialistas para discutir avanços na área de cominuição, propostas para o desenvolvimento conjunto de um simulador dinâmico com a plataforma Dyssol e a elaboração de um handbook técnico voltado à área.

Participações como essa reforçam o papel do LTM no avanço do conhecimento em processamento mineral em nível internacional.